Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Contagem
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Flickr
Notícias
JUL
11
11 JUL 2025
OUVIDORIA
Ouvidoria Municipal de Contagem agora também recebe demandas por meio de áudio no WhatsApp
receba notícias

A Ouvidoria Municipal de Contagem acaba de dar mais um passo importante em direção à inclusão digital e à modernização dos serviços públicos. Agora, os cidadãos podem enviar suas manifestações — como reclamações, sugestões, elogios ou denúncias — por mensagens de voz via WhatsApp, com a garantia de que o conteúdo será automaticamente transcrito pelo sistema interno da Ouvidoria, facilitando o tratamento das demandas.

A nova funcionalidade já está disponível e funciona exclusivamente pelos números oficiais de WhatsApp da Ouvidoria Municipal: (31) 3391-1061. A iniciativa amplia a acessibilidade dos serviços, especialmente para quem tem dificuldade de digitação, leitura ou outras barreiras no uso de meios escritos. Para enviar uma manifestação ou denúncia, basta o interessado gravar o áudio no WhatsApp e aguardar a confirmação do registro. O sistema cuidará do resto.

“A implementação desta nova funcionalidade amplia a participação do cidadão, principalmente para aqueles que a comunicação escrita representa um desafio. Não tenho dúvidas de que facilitaremos o acesso e a comunicação entre o cidadão e o município de Contagem.” destacou o ouvidor municipal, Varley Souza Silva. Com a transcrição automática das mensagens de voz, o tempo de resposta e o encaminhamento das manifestações são otimizados, permitindo uma atuação mais ágil e eficaz dos órgãos responsáveis. A medida reforça o uso de tecnologias acessíveis para aproximar o poder público do cotidiano das pessoas, promovendo mais participação, transparência e inclusão.

Disque Denúncia Animal

A funcionalidade também foi integrada ao Disque Denúncia Animal (31) 9.7306-5261, serviço criado para fortalecer a política pública de combate aos maus-tratos contra animais, como cães, gatos e animais silvestres. Gerenciado pela Ouvidoria Municipal, o serviço funciona de forma gratuita e sigilosa, reforçando o trabalho já realizado pela fiscalização ambiental municipal e pelas instituições como Polícia Militar, Polícia Civil, Ibama e Ministério Público.

Entre em contato com a Ouvidoria Municipal de Contagem

A Ouvidoria é o espaço legítimo de diálogo entre o cidadão e a administração pública. Além dos números de WhatsApp, a Ouvidoria Municipal segue disponível por outros canais:

Sistema FalaBR: https://falabr.cgu.gov.br/web/home

E-mail: ouvidoria.cidadao@contagem.mg.gov.br

WhatApp: (31) 3391-1061

Autor: repórter Augusto Nascimento / Edição Carol Cunha
Seta
Versão do Sistema: 3.4.3 - 10/03/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia